Se há um tipo de leitura que mais me dá prazer é ler as páginas introdutórias de um livro para ver como foi o seu processo de realização.
Na vida, temos aquelas pessoas que exercem a função de nossas mediadoras, ao nos apresentar livros diversos.
Nos trabalhos de pesquisa, os orientadores, com trajetória de leitura mais adiantada que os orientandos (pelo menos numa temática específica) exercem o papel fundamental de orientar quanto aos livros que valerão a pena e que trarão reflexão pertinente à pesquisa a ser realizada.
Neste post, trago o que está escrito nas páginas de agradecimento do livro A Arte de ler, de José de MORAIS. Nela, o autor agradece não apenas aos seus interlocutores em trabalhos específicos, mas agradece às pessoas que o orientaram em toda a sua trajetória de leitor, desde as primeiras letras. Vale a pena conferir:
A Dona Rita, que me ensinou a ler.
A Dona Marília, que me deu meu primeiro prêmio escolar, um livro.
A meus pais, que me mostraram a liberdade de ler e pensar de pensar.
A meu avô, Jorge Pereira de Morais, que despertou em mim o gosto pela escrita.
A Marina Pestana e Vergílio Ferreira, que poliram meu gosto pela literatura.
A Paul Bertelson, que me iniciou na ciência cognitiva da leitura.
A Paul outra vez, mas também a Monique, Jesus, Daniel ("os velhos do nosso laboratório"), Alain, Régine, Philippe, Jacqueline ("os jovens"), que me deixaram compartilhar de suas pesquisas e conhecimentos durante anos.
A Bénédicte de Boysson-Bardies, que me pediu que escrevesse este livro e me apoiou, e que também o reviu com vigor e gentileza.
A Catherine Francisse e a Leonor Scliar-Cabral, que o leram e criticaram dentro do espírito de amizade com que me honram.
A Jean-Luc Fidel, que muito contribuiu com seus conselhos judiciosos.
A Régine, por ter-me dito sempre que eu devia escrevê-lo; que o leu, finamente, ideia por ideia, letra por letra; (mas sobretudo...) por ter-me devolvido a paixão pela leitura; por compartilhar suas leituras comigo.
A Sérgio, Inês e David, porque irão ler-me, cada um à sua maneira. (MORAIS, José de, A Arte de ler, São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996, p.9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário