AGUIAR, V. T.; BORDINI, M. G. Literatura e Formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BARBOSA, Jaqueline Peixoto. Trabalhando com os gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino da Língua Portuguesa. Tese (Doutorado em Linguística) Aplicada ao Ensino de Línguas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
BAKHTIN, Michail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. De Michel Lahud e Yara Frateschi. 9 ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
_____. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1998.
BRITTO, P. In: Pereira, Castello. Leitura de estudo: ler para aprender a estudar e para aprender a ler. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.
CÂNDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. São Paulo, Vol. 4, n. 9, PP. 803-809, set/1972.
CARVAJAL-PÉREZ, Francisco. (Org.). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
CASSANY, Daniel. Oficina de textos: compreensão leitora e expressão escrita em todas as disciplinas e profissões. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CHEVALIER, Brigite. Leitura e anotações: gestão mental e aquisição de métodos de trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CITELLI, Beatriz. Produção e leitura de textos no ensino fundamental. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
COLOMER, Teresa. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FIORIN, J. L; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. 4ª Ed. 3ª imp. São Paulo: Ática, 2001.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: O texto na sala de aula. 5. ed. Cascavel: Assoeste, 1990.
_____. Unidades básicas do ensino de português. In: João W. (org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004.
_____. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GOVERNO DO PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. LÍNGUA PORTUGUESA. PARANÁ. 2008.
GUIMARÃES, T.B. Leitura/leitores: concepções vigentes e algumas impressões particulares. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/090/90guimaraes.htm. Acesso em: 01/08/09.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação a teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. V 1. Porto Alegre. Artes Médicas, 1994.
JOUVE, V. A leitura. São Paulo: Editora UNESP. 2002.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2006.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática,
2001.
MATÊNCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas: SP: Mercado de Letras, 1994.
MACHADO, A. M. Como e porque ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2005.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 3 ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1996.
ROJO, Roxane (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN’s. São Paulo: EDUC, SP: Mercado das Letras, 2000.
SILVA, Ezequiel Theorodo da. (Org). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003.
SILVA, E. T. Conferências sobre Leitura – trilogia pedagógica. 2. ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
_____. A produção da leitura na escola: pesquisas x propostas. 2. ed. São Paulo: Ática: 2002.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Que professor de Português queremos formar? (UFMG). Disponível em:
Associação Brasileira de Lingüística. Boletim 25 (08/2001). Acesso em: 08/05/2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed. 1998.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
SMITH, Frank. Leitura significativa, 3.ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário