domingo, 22 de maio de 2011

O bloguitcho do Reinaldo Azevedo me censurou, ôh dô de mim


Estava lendo mais um texto sobre o tal livro didático e me deu vontade de opinar. Detalhe: A Veja me censurou, haha.

Olha, dentre todos os textos ruins sobre o assunto, este bateu o recorde: 
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/livro-didatico-faz-a-apologia-do-erro-exponho-a-essencia-da-picaretagem-teorica-e-da-malvadeza-dessa-gente/ 

Eu acho que não disse nada demais. Mas não colocam minha mensagem. Será que ofendi alguém? rsrs. Analise você mesmo:

Olá Reinaldo,


estou aqui pensando em suas palavras... "Não quero usar o exemplo pessoal. Mas sei de gente que se livrou da pobreza extrema apenas porque conseguia dominar determinados códigos de uma cultura que não seria própria àquela faixa de renda". Você fala de si? Meus parabéns!!
Eu fico impressionada como a mídia - de uma forma geral e incluindo você agora - defende a ideia de que "quem sabe língua portuguesa (= gramática) tem ascensão social".

Meu amigo, o único gramático rico do qual tenho conhecimento é o Professor Pasquale. O mesmo que vocês consultam quando têm dúvidas. O mesmo que o Diogo Mainardi disse pensar que nenhum brasileiro completou a 7ª série, por ensinar suas regras básicas de português. 


Quando o Pasquale vende seus encartes de língua portuguesa básica, esse sim, está prestando um grande serviço à língua, uma vez que eles acompanham diversos jornais e revistas, não?
Pelo que entendo o que propicia ascensão social é trabalho, muito trabalho e talento. Prova disso é que jogadores de futebol ficam riquíssimos e continuam com a linguagem do grupo social a que pertencem, enquanto dão entrevistas com seu português 'quebrado' e são zombados pela elite. Cobrados que falem adequadamente 'té mesmo in ingrish'. 

Sinto muito te dizer: mas você precisa escrever sobre coisas e assuntos de seu domínio. Se for escrever sobre assuntos de língua portuguesa como ela é, comece por Saussure, leia Chomski, leia os dialetologistas todos que publicaram estudos que descrevem a nossa língua de norte a sul. Leia Antenor Nascentes. Veja os Atlas Linguísticos que foram publicados. Depois disso, você volta a escrever sobre os domínios alheios. Que tal?

Magoei o moderador, aeeee.
Bjs pessoal e vamos estudar que faz bem para pele, haha.
Uma ótima semana para todos.
Tânia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário