quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Um poema lindo de Cora Coralina - para meu amigo que dela me lembrou

(Para combinar com o poema >>> A rosa <<< ganhei de uma pessoa doce, por acaso (?), meu namorado).


Uma frase de Cora Coralina no perfil de um amigo, me fez querer olhar com mais calma os textos dessa poeta. Eis que, em pouco tempo de minha busca, deparo-me com esta preciosidade.

Vários poetas falam sobre recriar a vida, "A vida só é possível reinventada" (Cecília Meireles), e chega uma fase de nossas vidas em que esta verdade se torna algo tão, mas tão verdadeiro, que nos resta apenas reinventá-la.

"Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça". Poderia existir conselho mais certo? Remova as pedras que te atrapalham, os obstáculos que te impedem de ver, a pedra que existe no caminho, pois havia e haverá sempre uma. Planta roseiras, traga perfume e beleza aos seus dias. Crie um entorno favorável à contemplação. Coloque as roseiras nos lugares das pedras. Faz doces, sim. Doces para você, doces para dar, doces para a possibilidade de criar.

Depois dessa divagação na contemplação da beleza de suas palavras, vamos à mestre.



ANINHA E SUAS PEDRAS


Não te deixes destruir...

Ajuntando novas pedras

e construindo novos poemas.

Recria tua vida, sempre, sempre.

Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

Faz de tua vida mesquinha

um poema.

E viverás no coração dos jovens

e na memória das gerações que hão de vir.

Esta fonte é para uso de todos os sedentos.

Toma a tua parte.

Vem a estas páginas

e não entraves seu uso

aos que têm sede.

Cora Coralina (Outubro, 1981)

Nenhum comentário:

Postar um comentário