domingo, 3 de outubro de 2010

No dia 31 de outubro, vote no mais bonito


Eleições são engraçadas. Sempre se comenta quanto à beleza dos candidatos. Collor x Lula. Meu Deus, que crueldade! O playboy versus o sapo barbudo. O herdeiro de um complexo midiático alagoano versus o encanador. O corredor atlético versos o ceceador analfabético (viva o neologismo). Ah, era ainda o caçador dos marajás do Banco do Brasil. Quem se lembra?  

FHC e Lula, mais velhinhos, não lembro se comentaram quanto ao sex appeal de ambos. Mas o peso dos diplomas do senhor, que nos chamava de beócios (na cara larga), fez-se refletir nas urnas.

Dessa vez, eleições 2010, havia um consenso de que todos os três candidatos eram feios. Mas mais feios que os coitados (não os acho feios de fato, aliás isso nem diferença me faz, repito apenas a ladainha geral) são os eleitores que votam em candidatos que, quando se lançam em candidatura... ficamos um mês rindo, e, para nosso desgosto, depois ficamos abismados porque a nossa descrença naquilo que seria o ''mais improvável'', revela-se uma vaga, de fato, ocupada pelas criaturas outrora risíveis.

Eu não vou lamentar o 1 milhão de votos no Tiririca. Azar desse povo que o elegeu. Elegeram um cara sobre o qual pairam suspeitas de ser ILETRADO.
Ora, por que razão esta nação, que tanto critica a falta de diploma EM ENSINO SUPERIOR de Lula, elege um cara que, se não é analfabeto, é semi-letrado, é subalfabetizado, entre outros sinônimos. Um embuste real. Uma palhaçada deslocada, fora de hora e de lugar. Quer dizer que Lula não pode ter ''menos educação formal'' e Tiririca pode não ter ''nenhuma educação formal''? Qual é o critério, nação insana?

Fica evidente que não há critério e se há é o da ignorância. Essa ignorância do eleitor vai longe, rompe os limites estaduais. Em meu estado, acabo de ler, o Nelson Justus foi re-eleito. Eleitores do meu Paraná... Também não vou lamentar essa escolha. Azar.  


A ignorância vence quando as pessoas não apresentam a mínina capacidade de leitura e seleção de informações repassando e-mails falsos, os famosos hoaxes, em bom português: os embustes. As pessoas ainda não desenvolveram a capacidade de buscar informações no ciberespaço e tomam qualquer absurdo como verdadeiro porque receberam um e-mail, a nova versão do li no jornal, li na Veja, amém

Mas, se o candidato não precisa saber ler e escrever (condição elementar para escrever, ler, aprovar, reprovar projetos), por que razão o eleitor precisa identificar hoaxes?

Se bem o que contou no caso Tiririca não foram hoaxes à favor dele nem contra os seus oponentes. Não foi a ignorância de quem não sabe ler ou não sabe filtrar o que lê, foi tão somente a ignorância pura aflorando em seu estado natural. A beleza do circo... A graça do palhaço que fez palhaçada com aquela cambada que nos representa.
O angu da ignorância empelotou e o resultado é esse e, em homenagem ao Tiririca, usemos um nariz de palhaço. Eu o acho uma graça, não o condeno por ter tentado.

Porém, Tiririca é pior que o Sasá Mutema porque na ficção havia uma esperança...
Clodovil, um dos mais votados, só lembro que reformou seu escritório.  
Enéas tanto gritou que seu nome era trabalho, não conseguiu fazer grande coisa (talvez porque não tenha dado tempo).

É a gradação do absurdo a nos provar que pior do que está, fica. O que virá depois do Tiririca? não ouso imaginar.
Enfim, enquanto os eleitores acharem que as urnas são lugar de trollagem, eles terão políticos achando que o congresso é lugar de trollagem. E convenhamos: chumbo trocado não dói.  

Para ajudar aos eleitores, eu sugiro que voltemos a escolher os candidatos entre os mais bonitos, pois pelo menos é um critério. Para você, quem é mais bonito? Serrama ou Dilmarra? O que um tem de 'zóio', o outro tem de dente. Viva o 31 de outubro. Vote na melhor fantasia pelo menos.



Como dizia Batoré: "e você pensa que é bonito ser feio?"

PS: Essa postagem é um desabafo. Eu precisava escrever antes de encarar a segunda-feira.

Colinha para o eleitor:

Se beleza for critério, votem na Gisele Bundchen e no Gianecchini.
Se correção no português for critéiro, votem no Pasquale.
Se gostam da família Adams, votem no Serra.
Se gostam da Mônica, votem na Dilma.

Eis os slogans do Tiririca:

Supostamente o candidato que, pelo menos, não prometeu e falou a verdade:

Vote no Tiririca, pior que tá, não fica!

Tá cansado de comer marmita? Vote no Tiririca!
Tá cansado de votar em quem trambica? Vote no Tiririca!
Se você já foi pobre e bebeu água da bica, vote no Tiririca!
Se você nunca andou de avião, muito menos foi no aeroporto de Cumbica, vote no Tiririca!
Se você é aquela pessoa que só critica!?, deixa disso, vote no Tiririca!

Desenho para o eleitor entender de uma vez por todas:


Como gosto de exemplos, eis a ilustração da gradação do absurdo
  

a nos provar que pior do que está, fica, portanto, Tiririca ganhou a eleição como um bom político: MENTINDO. Parabéns ao 1 milhão que votou nessa sinceridade toda!!! 

I'ts all folks. Durmam com o pesadelo na realidade.

5 comentários:

  1. Adorei ter participado do curso no dia 05/10, pois foi através dele que pude perceber a importância de estar sempre procurando atualização profissional.Descobri que ser "blogueiro" é exatamente o que nós da educação precisamos, pois podemos questionar, refletir sobre todas as possibilidades por meio de olhar crítico.

    ResponderExcluir
  2. Acertou no tom do texto. Uma crítica ácida com o toque do que o brasileiro parece mais gostar: humor.

    Obrigada por seguir o onzepalavras. Também passei a ser seguidora do seu espaço. Volte mais vezes, como eu farei.

    Grande abraço, Ana

    ResponderExcluir
  3. Oi eu sou a ProfªMarinês.
    Amei participar do curso,no dia 28/09/2010, pois a tecnologia está ai para inovar...e não podemos parar no tempo.Para mim o curso veio acrescentar.
    Caiu bem esse VOTE NO + BONITO E TIRRICA veio para terminar de ilustrar....rsrsrsrsr
    ficou ótimo o texto,bem humorado...
    Comparação X escolhas.
    Abraços
    Tânia

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou a profa. Margareth Navarro - PDE .
    Bem a contento a sua inferência nessa charge. O humor provoca risos e faz um bem danado. A inversão caricaturesca está sensacional. O que muito nos preocupa é a inversão de valores, a falta de um verdadeiro líder político e por conta da politicalha que degenera a verdadeira "Política", o povo vota a esmo, sem nenhum critério; haja vista a votação estrondosa de Tiririca. Um verdadeiro picadeiro de circo!

    ResponderExcluir
  5. A Clarice, perguntada por um jornalista se gostava de Machado, respondeu: Eu odeio Machado. Porque eu não sou ele.

    Ele é o bruxo da literatura. Leio e me pergunto o que mais há para escrever depois dele...

    Beijos, Ana

    ResponderExcluir