Será que Jesus teria esta paciência de Jó? Não sei.
Mas que a sala de aula é fonte infinita de histórias, ah, se é:
- vale nota?
- quantas linhas?
- pode ser em grupo?
- esqueci meu caderno...
- o cachorro comeu a minha lição e por aí vai.
"Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- "Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles..."
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas por que é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...
Mas pior que os alunos esquecidos é a cobrança dos fariseus, Caifás e Pilatos. Quem? Quem? rsrs
Marisa de Fatima Alves Profª PDE
ResponderExcluirUm texto para refletir, pensar, analisar e até dramatizar.
Oi Marisa,
ResponderExcluirpois é. Uma piadinha pra gente rir e refletir quanto aos comportamentos e papeis sociais.
Abç
Oi Tânia!
ResponderExcluirGostei muito do texto. É para se divertir e, com certeza,refletir sobre nossas angústias do cotidiano.
Tânia, adorei, o texto é criativo e retrata com bom humor a situação do educador em nossa sociedade.
ResponderExcluirOi Rosângela e Márcia,
ResponderExcluirrealmente precisamos rir um pouco de nossas questões.
Imaginar Jesus enfrentando discípulos com os vícios de alunos é o deslocamento que precisávamos para rirmos das situações que enfrentamos. Nem Jesus teria escapado do prosaico na sala de aula ou elas são assim desde o tempo de Jesus.
Essa foi nossa hora do lanche.
Abç