terça-feira, 28 de setembro de 2010

O PRIMEIRO PROFESSOR... O Sermão da montanha (*versão para educadores*)

Hoje passo no blog para postar este texto, que recebi por e-mail, de outro professor, é claro!!!
Será que Jesus teria esta paciência de Jó? Não sei.
Mas que a sala de aula é fonte infinita de histórias, ah, se é:
- vale nota?
- quantas linhas?
- pode ser em grupo?
- esqueci meu caderno...
- o cachorro comeu a minha lição e por aí vai. 

"Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:

- "Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles..."

Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:
- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?

João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas por que é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:

- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:

- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:

- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...

Sem esquecer o infalível: professora, que horas é o intervalo?

Mas pior que os alunos esquecidos é a cobrança dos fariseus, Caifás e Pilatos. Quem? Quem? rsrs

5 comentários:

  1. Marisa de Fatima Alves Profª PDE

    Um texto para refletir, pensar, analisar e até dramatizar.

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  2. Oi Marisa,
    pois é. Uma piadinha pra gente rir e refletir quanto aos comportamentos e papeis sociais.
    Abç

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  3. Oi Tânia!
    Gostei muito do texto. É para se divertir e, com certeza,refletir sobre nossas angústias do cotidiano.

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  4. Tânia, adorei, o texto é criativo e retrata com bom humor a situação do educador em nossa sociedade.

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  5. Oi Rosângela e Márcia,
    realmente precisamos rir um pouco de nossas questões.

    Imaginar Jesus enfrentando discípulos com os vícios de alunos é o deslocamento que precisávamos para rirmos das situações que enfrentamos. Nem Jesus teria escapado do prosaico na sala de aula ou elas são assim desde o tempo de Jesus.

    Essa foi nossa hora do lanche.
    Abç

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